Non-Fiction

Sobre meus livros, capítulos em livros e artigos em geral sobre filosofia, astronomia e astrobiologia:

Crença e Evidência – aproximações e controvérsias entre religião e teoria evolucionária no pensamento contemporâneo (Unisinos, 2014; 320 páginas). Organizado por Clarissa de Franco e Rodrigo Petrônio, o livro conta com um capítulo meu, em que discorro sobre a contestação de David Hume (1711-1776) ao argumento físico-teleológico (também conhecido como “argumento do desígnio”).

0e57a801-acfb-4705-9b3d-db33f3b5a527

Sinopse: Ao longo do século XX, as próprias ciências naturais e humanas passaram a ser estudadas como partes integrantes de uma dinâmica maior, relativa às condições de possibilidade da crença e da descrença a partir das quais as ciências dotam suas teses de sentido. Não é apenas a ciência que acessa os diversos sistemas religiosos, demonstrando os modos pelos quais a crença e a descrença manifestam-se em termos evolucionários. Os sistemas de crença e descrença por sua vez também assumem um papel importante para a configuração de uma antropologia das ciências.

____________________

Os Seis Caminhos do Amor (Verus, 2012; 292 páginas)

alexey_dodsworth-livro_os_seis_caminhos_amor.jpg

Sinopse: Utilizando conceitos tanto da filosofia quanto da astrologia, Os Seis Caminhos do Amor nos permite compreender as relações humanas sob um novo prisma, abrindo possibilidades únicas e inexploradas em nossa vida amorosa.Com base em histórias reais postadas no site Personare e extraídas da prática de consultoria do autor Alexey Dodsworth, somos apresentados às seis faces do amor, que correspondem às diferentes maneiras de vivenciar esse sentimento: agape, o amor altruísta; pathos, o amor paixão; philia, o amor amizade; ludus, o amor jogador; pragma, o amor conveniente; e eros, o amor sensual. Muitas das frustrações e desencontros de nossa vida amorosa decorreriam do fato de encararmos essas diversas faces do amor como uma só, abordando coisas distintas da mesma maneira.

Confira aqui meus vídeos sobre Os Seis Caminhos do Amor.

____________________

Marte desvelado – investigações astrobiológicas no planeta vermelho.

Trabalho de conclusão de curso da disciplina de astrobiologia que cursei em meu doutorado, resultado de pesquisa feita anteriormente na summer school em Santander, Espanha: Unveiling a habitable planet.

Clique aqui e acesse o artigo escrito em 2015.

____________________

Ecosofia – A filosofia para questões urgentes. 

Mais que uma reflexão sobre a Ecologia, a Ecosofia – termo que encontra respaldo em Naess e Guattari -, busca ações concretas por meio de militância política e leva em conta a interação do homem com o meio ambiente.

Confira o artigo completo que foi matéria de capa da revista “Filosofia, Ciência e Vida” em 2012.

____________________

O surgimento dos homossexuais.

Michel Foucault aborda o problema de se partir de um conceito biológico para explicar o gosto por pessoas do mesmo sexo, a diferença entre homossexual e gay e a importância da militância que vai além dos direitos partidários.

Confira o artigo completo que foi matéria de capa da revista “Filosofia, Ciência e Vida” em 2010.

____________________

A afirmação cósmica da vida.

Uma antiga polêmica filosófica busca desvendar a questão: existe vida fora do planeta Terra?

Confira o artigo completo publicado na revista “Filosofia, Ciência e Vida” em 2009.

____________________

A sólida felicidade estoica para uma felicidade líquida.

Para Sponville e Sêneca, influenciados pela escola estóica, limitar as expectativas positivas e negativas pode garantir uma vida mais feliz.

Confira o artigo completo que foi matéria de capa da revista “Filosofia, Ciência e Vida” em 2006.